Ensino Fundamental I

Proposta Pedagógica

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Rede de Educação Scalabriniana Integrada (Rede ESI) proporciona ao aluno, através da vivência de situações cotidianas sua formação integral, mediante a construção da identidade e da autonomia, do desenvolvimento de atitudes éticas, a capacidade de aprender, fazer, ser e conviver, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades para que tenham propriedade para se posicionar diante das situações reais, desenvolvendo-os desde cedo a habilidade para que possam tomar decisões.

Nesta etapa (1º ao 5º ano) o conhecimento é construído a partir da realidade humana, mediado pelos sentidos que atribuem às suas vivências. Proporcionamos a interação social com outros indivíduos, por meio de atividades que proporcionem formas de pensar, de agir e de ser, transformam por sua vez os ambientes sociais, ressignificando o processo de aprendizagem, permitindo a apropriação de conteúdos e o desenvolvimento de um caráter ativo, construtivo, intencional, consciente e emocional dos nossos educandos.

Também são realizados projetos e atividades que desenvolvem o domínio da leitura, da escrita, do raciocínio para resolução de problemas, o fortalecimento do autoconhecimento, a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores, de modo a fortalecer os vínculos de família, os laços de solidariedade humana, de tolerância recíproca para inserir-se de forma participativa na comunidade.

Proporcionamos desde cedo projetos e atividades que ajudam a construir a habilidade em tomar decisões com responsabilidade. Com acesso a plataformas virtuais e às tecnologias que ampliam os aprendizados, nossos alunos são motivados a elaborar projetos que estimulam a investigação e ajudam a descobrir seu papel no mundo, vivenciando situações reais para ter atitudes mais conscientes.

Através do “Projeto de Vida e Atitudes Empreendedoras” são trabalhadas as “Emoções e os Sentimentos” que fortalecem aspectos como a criatividade, o empreendedorismo e a inteligência emocional, buscando equilíbrio entre o físico, intelectual, emocional e espiritual.

Objetivo

De acordo com os princípios da Educação Scalabriniana Integrada, o Ensino Fundamental deve contemplar os quatro pilares estabelecidos pela UNESCO (aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver), pois o educando se constitui a partir das interações sociais, nos múltiplos ambientes dos quais participa.

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) o conhecimento é construído a partir da realidade humana, mediado pelos sentidos que atribui às suas vivências. Acreditamos que a interação social com outros indivíduos através de atividades que proporcionem formas de pensar, de agir e de ser, transforma por sua vez os ambientes sociais, resignificando o processo de aprendizagem, permitindo apropriação de conteúdos e o desenvolvimento de um caráter ativo, construtivo, intencional, consciente e emocional.

Galeria de Fotos

Copyright © AEB Associação Educadora e Beneficente  – 2024 – Developed by BaraCom